Visitante tem chance de encontrar vertedouro aberto durante e passar mais tempo no Mirante Central e no Porto Kattamaram, sem horário de retorno marcado.

 

Os 15 mil visitantes que devem passar pela Itaipu durante o feriado prolongado do Carnaval (6 a 10 de fevereiro) encontrarão um novo modelo de visitação com mais tempo para conferir as belas paisagens da usina. Há previsão de abertura do vertedouro em boa parte do tempo, garantindo uma atração a mais para os visitantes.

Desde o último dia 1º, as paradas da Visita Panorâmica no Mirante Central da usina e no Porto Kattamaram – de onde pode se observar a beleza do lago de Itaipu – são livres, sem horário de retorno marcado. Em ambos os pontos, o turista pode descer do ônibus e ficar o tempo que quiser para aproveitar a infraestrutura, como bistrô e loja de souvenir (no Mirante Central), e restaurante e um amplo deck para admirar o lago (no Porto Kattamaram).

Quem quiser aproveitar os dias na usina pode chegar cedo – as manhãs são mais favoráveis também para encontrar o vertedouro aberto, porque a demanda de energia tende a cair no País e a geração é menor no período. A primeira saída da Visita Panorâmica acontece às 8h, partindo do Complexo Turístico Itaipu. A última, às 17h.

O vertedouro deve permanecer aberto na maior parte do feriadão, mas podem ocorrer fechamentos ao longo do dia. Ainda não é possível definir quantos litros por segundo serão vertidos.

Reforço no atendimento

Itaipu espera receber 15 mil turistas entre o sábado de carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas. Em 2015, passaram pela usina 14.475 pessoas, nos cinco dias de folia.

Para atender bem a demanda, o Complexo Turístico Itaipu manterá o esquema especial adotado desde o Natal, com ônibus, bilheterias e atendentes extras. O Circuito Especial, que leva o visitante para conhecer a usina por dentro, permanece com três horários a mais – às 9h30, 13h30 e 15h30 – além dos oito que fazem parte da programação normal. O primeiro horário é às 8h, e o último, às 16h.

 

Cataratas prevê 30 mil

O Parque Nacional do Iguaçu também tem boa expectativa para o feriadão e espera 30 mil turistas entre sábado e a terça-feira (6 a 9). O dia previsto para maior movimento é o domingo (7).

Nestes quatros dias, o parque irá abrir uma hora mais cedo, às 8h, e manterá o horário de fechamento às 17h, com reforço no efetivo de funcionários e ônibus extras para o transporte dos visitantes. Na Quarta-Feira de Cinzas, o parque retoma o expediente normal, das 9h às 17h.

A rede hoteleira de Foz do Iguaçu, que dispõe de 27,5 mil leitos, também tem uma boa previsão para este carnaval. Até o dia 28 de janeiro, 75% dos leitos disponíveis da cidade já estavam reservados para o período do feriadão, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis).

A perspectiva é que os argentinos tenham presença massiva nos atrativos turísticos de Foz. No percentual de reservas de hospedagem, eles só perdem para os brasileiros: 21,6%, diante de 70,3%.