A Capital do Espumante Brasileiro aposta na parceria internacional para fortalecer o setor

 

Por mais que estejam afastadas geograficamente, Garibaldi e a cidade portuguesa de Anadia cultivam diversas semelhanças. A população de cerca de 30 mil habitantes, o idioma e, principalmente, a cultura do espumante unem as cidades que, por meio de um projeto de Lei do Executivo 05/2016 desejam firmar formalmente um protocolo de geminação.

A proposta, lida na Câmara de Vereadores de Garibaldi na última segunda-feira, 15, será votada na sessão do dia 22 com o objetivo de promover a cooperação entre os países e municípios, unindo forças e conhecimentos sobre a bebida que distingue Garibaldi no cenário brasileiro e internacional. Intercâmbios culturais e com destaque para os aspectos gastronômicos e turísticos estão entre as ações previstas.

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, a proposta deve abrir portas para que os profissionais do setor vitivinícola e turístico, envolvendo a gastronomia e o bem receber, possam conhecer e vivenciar outras experiências no mundo. “Anadia, localizada na Rota da Bairrada, é uma excelente referência em enoturismo e gastronomia. Isso vigorará por muitos anos, possibilitando que vários projetos de intercâmbio sejam realizados”, define.

Garibaldi já possui protocolos de geminação com a cidade italiana de Conegliano e com a também gaúcha Santa Maria. As parcerias facilitam a integração dos locais e a troca de conhecimentos e know-how das regiões.