Ranking internacional aponta a USP, Unicamp e UFRJ entre as 10 primeiras opções de estudantes internacionais

 

Aliar educação e turismo para uma experiência cultural completa. Essa percepção foi mostrada por uma das maiores publicações mundiais que pontua ranking de universidades, a QS World University Rankings. De acordo com o recente estudo 2015/2016, a USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) alcançaram os primeiros lugares entre as escolhidas por estudantes de outros países para realização de intercâmbio na América do Sul.

“O Brasil está cada vez mais atraente para os viajantes que procuram o País não só para conhecer, mas também para crescer profissionalmente e ganhar novas experiências”, afirma Vinícius Lummertz, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Para ele, esse segmento do turismo se torna cada vez mais popular, pois não se limita à educação: “É importante que esses visitantes conheçam a qualidade de ensino de nossas instituições. Além disso, os estudantes querem desfrutar da identidade cultural do País”.

O Instituto é parceiro do Study in Brazil, programa do Departamento de Inbound da BELTA (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), criado para promover e incentivar a educação brasileira entre estudantes estrangeiros e empresas de intercâmbio internacional.

Com o apoio do Embratur, desenvolve diversas atividades que promovem o País no exterior, com o objetivo de consolidá-lo como um dos principais destinos educacionais do mundo. Segundo Martha Ghizzo, coordenadora do Study in Brazil, a iniciativa conta com associados nas cidades de São Paulo, Curitiba, Florianópolis, São Luiz e Salvador e tem demostrado preocupação crescente com a qualidade e profissionalismo das ofertas no setor.

A Embratur é ainda parceira da FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional), que conta com mais de 200 associadas, dentre universidades públicas e privadas. O Instituto, a BELTA, a FAUBAI e os ministérios da Educação e das Relações Exteriores realizam ações de promoção de estudos e intercâmbio e tem participado da Conferência Anual & Expo NAFSA – Association of International Educators, que ocorre anualmente nos Estados Unidos.