Embratur apoia programa de hosted buyers e expositores brasileiros firmam parcerias durante a feira

A convite da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), oito representantes do trade turístico da China vieram ao Brasil nesta semana para estreitar relações entre as duas nações e fechar negócios com expositores brasileiros. Em São Paulo, participaram do programa de compradores hosted buyers, durante a WTM Latin America 2016. E, no Rio de Janeiro, participam de visita de familiarização na ‘cidade maravilhosa’, realizada em parceria com a OMT (Organização Mundial do Turismo), Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e Rio Convention and Visitors Bureau.

“Ficamos muito contentes e agradecidos por descobrir um Brasil tão rico em natureza e cultura. Estamos certos de que o País tem muito a oferecer ao público emissivo chinês”, afirmou Wang Xinjun, CEO da Ivy Alliance Tourism Consulting. Na avaliação do presidente substituto da Embratur, Gilson Lira, é muito importante articular novos negócios com esse mercado, que é fundamental para o crescimento do turismo brasileiro. “Principalmente no ano em que o País receberá, pela primeira vez, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, reiterou.

Dados da OMT apontam que, por ano, 100 milhões de pessoas partem da China para viagens ao exterior. E, segundo o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, em 2014, apenas 57 mil chineses vieram ao Brasil. “Os dados corroboram o potencial que esse mercado apresenta para aumentarmos o fluxo de turistas para o Brasil”, destacou Lira. Segundo ele, a vinda desses operadores foi uma excelente oportunidade para divulgar as ações da Embratur que buscam aproximar as duas nações.

 

Promoção dos Jogos Olímpicos

Além da participação na WTM e da viagem de familiarização com o Rio de Janeiro – que incluiu apresentação das locações dos Jogos Olímpicos e da região como potencial turístico o ano todo –, destacam-se outras ações da Embratur para prospecção desse mercado. O Instituto fechou parceria com o Sina Weibo, uma das maiores redes sociais dos chineses, para promover o Brasil e a Rio 2016 naquele País. A preparação para receber chineses durante a Olimpíada e Paralimpíada, estendendo para outros períodos e destinos brasileiros, foi foco de seminário recente no Senado Federal, o Welcome Chinese, que discutiu o desafio de ampliar o fluxo turísticos entre os países.