Revezamento começou pelo Parque da Cidade de Brasília

 

A Tocha Paralímpica começou sua trajetória na tarde nesta quinta-feira (1), por Brasília. Na capital federal, ela onde percorreu pontos da cidade considerados referência para prática esportiva de pessoas com deficiência. A chama vai percorrer outras quatro cidades – uma de cada região do país – antes de chegar ao Rio de Janeiro, no próximo dia 06.

O paratleta Cláudio Irineu da Silva, do vôlei sentado, foi o primeiro condutor da tocha e terminou o percurso emocionado. “Foi realização de um sonho. É um ciclo concluído”, disse. “A gente sabe que todas as pessoas têm dificuldades, mas as com deficiência têm um desafio a mais para superar essas dificuldades”, complementou.

O revezamento começou no Parque da Cidade e passou pelo Parque das Garças, que abriga um projeto de stand-up paddle para pessoas com deficiência. Depois, chegou à unidade da Rede Sarah - considerada referência no acompanhamento e recuperação de pacientes com problemas de mobilidade, onde foi recebida com aplausos pelos pacientes.  Depois, seguiu para o Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência, no Setor de Indústria e Abastecimento e, em seguida, a Escola Nacional de Administração Pública e a Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial, ambas no Setor Policial Sul. Antes de voltar ao Parque da Cidade, o fogo passou pelo Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, na Asa Sul. 

Cada cidade que receberá a tocha representa um dos valores paralímpicos: igualdade (Brasília); determinação (Belém); inspiração (Natal); transformação (São Paulo); coragem (Joinville); e paixão (Rio de Janeiro).