Empresas registram crescimento de até 18%

O setor de parques temáticos e aquáticos está em alta no Brasil. Dados obtidos pela Agência de Notícias do Turismo mostram que, em alguns casos, o crescimento chega a até 18% nos primeiros meses de 2016. 

O maior crescimento foi registrado no Alpen Park, em Canela (RS): 18% de janeiro a agosto, em comparação ao mesmo período de 2015. O Beto Carrero também aposta que deverá manter o mesmo crescimento registrado em 2015, de 10%. Este ano, o local foi eleito o melhor parque entre os 25 melhores da América do Sul segundo o site TripAdvisor. Para os próximos anos, o Beto Carrero planeja investimentos de cerca de R$ 60 milhões em duas novas áreas temáticas. Já o Snowland, em Gramado (RS), registrou crescimento de 5% nos primeiros sete meses do ano em relação a igual período de 2015. No mesmo período o parque investiu R$ 2,2 milhões em infraestrutura. A expectativa é de uma visitação de 370 mil pessoas em 2016.

Para o presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci, a tendência para os próximos meses é de crescimento, devido ao sucesso dos Jogos Olímpicos. “Isso certamente terá reflexo na visitação dos parques, especialmente de turistas de países vizinhos como a Argentina”, complementou.

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, prometeu apoiar o setor para manter o crescimento. “O Brasil tem muito potencial no segmento de parques temáticos e aquáticos e os números de aumento de visitantes comprova isso. Precisamos apoiar o setor para impulsionar ainda mais essa vocação e estimular o aumento do turismo doméstico com essas atrações”, disse o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

O Brasil é considerado uma referência internacional no setor de parques temáticos, com representantes nacionais nas listas de melhores do mundo. Segundo o site especializado TripAdvisor, o Beto Carrero lidera a lista dos melhores parques da América do Sul, seguido pelo Beach Park, no Ceará, e pelo Hot Park, em Goiás, na segunda e terceira posição, respectivamente. Entre as 10 primeiras posições, nove são ocupadas por estabelecimentos brasileiros. O Beto Carrero aparece ainda entre os 10 melhores parques do mundo.