Aumento do uso do cartão de crédito também aquece mercado de milhas

As buscas do Google apontam que os brasileiros se mostram interessados na Black Friday desde os dias que precedem a data até dias depois da sexta feira de promoções. O estudo inédito, divulgado pela empresa, afirma que a adesão ao evento é crescente no país, tanto que, dos 40 milhões de consumidores online, três quartos já participaram de alguma edição. Esse número saltou de 22% em 2012 para 64% no ano passado. A data abre o período de alta temporada quanto a intenção de compras, que se mantém forte até o Natal.

A pesquisa indica ainda que atualmente a forma de pagamento mais utilizada durante a Black Friday é o cartão de crédito – 61% das pessoas optam por parcelar e 33% pagam a vista. O primeiro fator considerado determinante na hora de fechar o negócio é o preço (42%), e o segundo é a possibilidade de parcelamento (21%). Porém, não é apenas por esse motivo que o intermédio do cartão se torna mais atraente, pois, além de representar uma segurança maior, especialmente em casos que é necessário o cancelamento da compra e estorno do valor, ainda oferece vantagens ao consumidor através do acúmulo de pontos dos programas de recompensa.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) apontam que as transações realizadas com este método de pagamento cresceram 6,2% no último ano. Em vista disso o mercado tem se expandido e dado lugar a novas parcerias e condições de resgates. Com a variedade de ofertas cada vez maior, o acúmulo de pontos também disparou: indicadores da Abecs mostram que no primeiro semestre do ano o valor transferido para os participantes deste tipo de programa aumentou mais de 23% comparado ao último semestre de 2015.