Medalha de ouro foi anunciada ontem em conferência no Canadá

A exposição de Santos Dumont deu ao Museu do Amanhã o International Design & Communication Awards (IDCA), uma das principais premiações do mundo para museus. A vitória do mais novo ponto turistico carioca foi anunciada na última quinta-feira (17), no encerramento da 17ª conferência internacional “Communicating the Museum”, em Quebec, no Canadá. O museu conquistou a medalha de ouro na categoria Melhor Cenografia de Exposição Temporária pela mostra “O Poeta Voador, Santos Dumont”, que tem concepção e realização da Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, patrocínio exclusivo da Shell e apoio do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Ainda em cartaz — com 455 mil espectadores desde abril —, a atração tem curadoria do designer Gringo Cardia e consultoria científica do biofísico e pesquisador Henrique Lins de Barros.

"Foi um desafio muito gratificante celebrar a história desse gênio que, como todos os grandes inventores, era também um poeta: um homem que imprimiu arte à ciência de fazer o homem voar", afirmou Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho. 

O museu foi finalista em outras duas categorias: Melhor Comunicação de Exposição Temporária, pela mesma mostra, e Melhor Cenografia para Coleção Permanente, pela exposição principal. Levou bronze em ambas. O IDCA é um dos mais importantes encontros de comunicação, arte e cultura do mundo, e reuniu, entre terça-feira e ontem, 250 profissionais de museus e instituições culturais da Europa, das américas do Norte e do Sul, da Ásia e da Austrália.