Ações simularam situações de risco para avaliar procedimentos e infraestrutura

O RIOgaleão realizou nesta quinta-feira (15), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave (ESAIA) e o Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (ESAB). Os dois testes são obrigatórios e previstos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em aeroportos com movimento superior a 10 milhões de passageiros por ano. A ação vem ao encontro da preparação do aeroporto para a alta temporada, período em que o fluxo de passageiros aumenta e a segurança deve ser ainda mais eficiente. O simulado envolveu a equipe de resposta a emergências e da operação da concessionária, profissionais das Polícias Federal, Civil e Militar, da Receita Federal, de órgãos militares e da própria ANAC. Estiveram presentes, ainda, atores voluntários, membros do Corpo de Bombeiros Militar e da companhia aérea LATAM.  

 Mais de 50 pessoas participaram do exercício, que simulou uma tentativa de sequestro por três invasores do pátio de aeronaves e uma ameaça de bomba no mesmo avião. Para compor o cenário, a LATAM cedeu um dos Boeings 767 de sua frota. A aeronave permaneceu em uma das posições de estacionamento remotas para que toda a encenação fosse realizada. O objetivo dos simulados é avaliar a infraestrutura, a logística e a integração das equipes em casos de situações críticas no sítio aeroportuário, bem como o tempo de resposta da administração a esses casos. Os simulados tiveram a duração de cerca de quatro horas.

“Realizar exercícios como estes é fundamental para que possamos garantir a segurança dos nossos passageiros. O resultado bem sucedido da ação de hoje é reflexo do trabalho que temos feito de estreitar o relacionamento com todos os órgãos envolvidos na segurança do aeroporto e de investir em equipamentos adequados e profissionais qualificados”, afirma Herlichy Bastos, diretor de operações do RIOgaleão. ​