Evento acontece no Parque de Naufrágios de Pernambuco

Mergulhadores de todo o mundo ganharão mais quatro motivos para escolher Pernambuco para suas próximas aventuras embaixo d'água. Nesta quarta-feira (8), quatro rebocadores serão afundados no Parque de Naufrágios situado na plataforma continental do Estado. Os barcos rebocadores São José, Bellatrix e Phoenix serão submergidos juntos a 13 km da costa, uma ação inédita no País, enquanto o rebocador Virgo será afundado a 11 km do Porto do Recife. Com o processo, o Parque, referência no Brasil, ficará com 18 embarcações no fundo do mar em condições ideais para mergulho.

O processo de afundamento vai durar cerca de 10h no total. Os barcos sairão juntos da costa pernambucana, todos puxados entre si por cordas de aço. Ao chegarem aos seus locais de submersão, os técnicos iniciarão a abertura das válvulas de resfriamento dos motores dos barcos, que serão gradativamente inundados pela vazão da água. Enquanto São José, Bellatrix e Phoenix ficarão a 28 metros de profundidades, Virgo será colocado a 25 metros. A ação foi homologada por todos os órgãos ambientais e estaduais competentes, como o CPRH e o Porto do Recife, e tem tudo para se tornar mais um motivo para visitantes do Brasil e do mundo escolherem Pernambuco para as próximas férias.

"O Parque Pernambucano de Naufrágios é considerado um dos melhores do Brasil por reunir condições propícias ao mergulho, além de ter navios históricos em sua composição, alguns da Segunda Guerra Mundial. Essa iniciativa inédita de afundar quatro rebocadores, sendo três ao mesmo tempo, vai trazer ainda mais visibilidade para os amantes da prática do mergulho e, consequentemente, abre-se um novo leque de turismo para o Estado", analisou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

 

Siga-nos