Fazenda Maria usa restos de coco fornecidas pelo parque há seis anos

Em 6 anos de parceria entre o Parque e a Fazenda Maria foram arrecadadas cerca de 10 toneladas de carcaças de cocos. O material, que iria para o lixo, é utilizado para plantio na própria fazenda. Essa ação visa a sustentabilidade e tem a intenção de melhorar a qualidade do cultivo no Brasil através de métodos sustentáveis e manejo orgânico.

O coco verde é uma matéria prima rica em fibras, que são muito utilizadas na agricultura natural para a criação de "substratos de fibra de coco". Este material pode ser utilizado em diversos tipos de plantio, principalmente no das orquídeas. Após a retirada dos cocos do parque, eles passam por um processo de descanso e posteriormente são processados para virarem o substrato.

A retirada do material ocorre às segundas-feiras e tem maior quantidade de coleta na época do verão. Neste mês, foram arrecadados cerca de 62 sacos de cocos, com aproximadamente 620 unidades, o que equivale a 320 kg de carcaça de coco. Essa quantia gerará aproximadamente 250 kg de fibra, que após passarem por todos os processos poderão ser utilizados em vasos de orquídeas e demais fins agrícolas.

 

Siga-nos