Empresária Sonia Chami é a nova presidente da Associação 

Será empossada em julho, a nova diretoria do Rio Convention & Visitors Bureau, que teve como cabeça da chapa única o nome de Alfredo Lopes, como Presidente do Conselho Curador. Lioes deixa a Presidência Executiva, onde será substituído pela também hoteleira Sonia Chami, e por Luiz Fernando Horta, gestor do Centro de Convenções Sul América, como vice-presidente.  A nova diretoria da entidade biênio 2017/2019 foi eleita durante Assembleia Geral Ordinária, realizada no Belmond Copacabana Palace Hotel. A posse está prevista para o dia 1º de julho, quando terá início o mandato efetivo da nova diretoria

Alfredo Lopes, que esteve na presidência executiva nos últimos quatro anos, continua à frente da instituição, já que passa a integrar a presidência do Conselho Curador da fundação. Em seu discurso de despedida do cargo, o executivo realizou um balanço de sua gestão:

“Quando assumi não tínhamos a metade dos 24 conselheiros hoje atuantes. O número de mantenedores saltou de 131, em 2013, para 169, atualmente, com mais 23 em processo de associação. A participação da rede hoteleira dobrou nos últimos anos. A arrecadação do room tax também cresceu exponencialmente, ultrapassando os 3 milhões de reais em 2016. Articulamos parcerias que transformaram o Rio CVB  em uma verdadeira câmara de comércio, que trabalha 100% focada em gerar negócios para nossos mantenedores. São números que evidenciam a confiança em nossos propósitos. É com orgulho que passo o bastão à parceira Sonia Chami, a quem confio o andamento de todos esses projetos”, explica. 

A empresária Sônia Chami é formada em Direito, mas dedica-se à hotelaria há mais de 30 anos, à frente do empreendimento Hotel Sol Ipanema, de propriedade familiar. Bastante atuante no segmento, onde foi uma das responsáveis pela fundação da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro, a executiva se mostrou motivada para o novo desafio:  “Antes de expor um programa e novos projetos, quero ouvir,  discutir e entender cada participante desse processo. Queremos que se sintam atendidos, porque precisamos nos apoiar uns nos outros quando a luta for em benefício da indústria do turismo. Esta será a marca de minha gestão nestes próximos 2 anos à frente do Rio Convention”. Ela também prestou uma pequena homenagem ao Alfredo Lopes: Reconheço Alfredo, seu grau de trabalho à frente do RCVB,  que veio se somar aos muitos anos como Presidente da ABIH-RJ. Seus esforços e seu nome estão gravados na história do turismo do Rio”.

A hotelaria foi responsável pela recuperação financeira do Rio CVB, através do aumento do room tax. O Convention está plenamente integrado com a Associação de Hotéis do Rio, dividindo inclusive o mesmo espaço na Rua Guilhermina Guinle. A nova presidente executiva participa ativamente da festão da Associação Hoteleira, atuando como uma das mais próximas colaboradoras de Alfredo Lopes.