Iluminação verde nos guindastes realça a campanha

Durante todo o mês de setembro, os guindastes do Pier Mauá estão mais verdes. O objetivo é realçar ainda mais o local com a cor, referência à cor do laço símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes, em homenagem ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado no próximo dia 27 de setembro.
De acordo com levantamento divulgado no primeiro trimestre de 2017 pelo Ministério da Saúde, o número de doadores efetivos de órgãos no Brasil subiu para 2.983 em 2016, uma alta de 5% em relação ao ano anterior e maior número já registrado na história. O índice é de 14,6 pmp (taxa por milhão da população).
Tombados pelo município, por sua integração aos armazéns do Porto, os guindastes receberam tratamento especial da Concessionária. De acordo com Denise Lima, diretora do Pier Mauá, o projeto de restauração e iluminação destes guindastes valoriza a região do Porto e resgata sua importância para a cidade do Rio ser o que é hoje.
“A ideia e o conceito da iluminação foi a de revelar a estrutura e sua imponência de escala com iluminação branco quente, conferindo ainda alma e vida por meio da iluminação com troca de cor na cabine e haste de carga. Com este recurso, a estrutura se comunicará com a cidade, homenageando datas específicas e proporcionando um espetáculo visual para visitantes da área”, explica Mônica Lobo, designer responsável pelo projeto de iluminação.