Além da admissão, Belo Horizonte lança candidatura para receber convenção anual do órgão em 2021

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, acaba de se filiar à International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), organização líder mundial dedicada ao Turismo LGBT. Com a filiação, além de ser incluída em um calendário internacional do turismo voltado para esse público, Belo Horizonte é candidata à sede da Convenção Global Anual da IGLTA, principal evento educacional e de networking da indústria do turismo para o gênero LGBT.

O evento reuniu cerca de 500 pessoas este ano em St. Petersburg, na Flórida (EUA). Em 2018 ele acontecerá em Toronto, no Canadá. Já em 2019, a sede será Nova Iorque, nos Estados Unidos. Dez cidades concorrem para sediar o evento em 2020 e Belo Horizonte já é uma candidata para 2021.

Com a filiação à IGLTA, a Belotur vai implementar uma série de ações para, de fato, ampliar o fluxo de visitantes LGBT em Belo Horizonte, diversificando e consolidando a oferta turística da cidade, por meio da promoção da cidadania e inclusão social através do Turismo.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), de cada dez turistas, um é LGBT. Ainda segundo a entidade, 15% de toda a movimentação financeira turística do mundo vêm deste mesmo público. Isso representa algo em torno de US$ 3,7 trilhões por ano, em um mercado que cresce quase três vezes mais que todo o setor turístico.

A International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA) representa hotéis, agências de viagem, operadores de turismo, acomodações, destino, provedores de serviços e eventos com foco ‘LGBT friendly’. Fundada em 1983 nos Estados Unidos, hoje possui associados em 75 países, sendo 88 filiados no Brasil, deles apenas dois órgãos públicos: a Belotur e a Embratur. Para mais informações, entre no site.