Região do parque estadual do Tocantins concentra uma diversidade de cenários, com rios, cachoeiras, vastas dunas de areia e cânions

Um dos principais destinos de férias para quem busca contato com a natureza quase intacta e aventura é o Parque Estadual do Jalapão (TO). A região concentra uma diversidade de cenários, com rios, cachoeiras, vastas dunas de areia e cânions. O governo local tem investido em infraestrutura, como pavimentação e preservação ambiental, para melhorar a experiência dos turistas. Confira o que você vai encontrar quando visitar o Jalapão

1- Se encantar pelas dunas

Com mais de 40 metros de altura, as dunas de areia do Jalapão rendem passeios emocionantes. A paisagem ainda é formada por oásis de água quente e pés de buritis.

2- Se refrescar na Cachoeira Velha

A queda d'água tem 15 metros de altura e cem de largura. Os turistas podem observar a cachoeira a partir do mirante, já que o grande volume de água é perigoso para banhos. Do alto, o recorte da cachoeira lembra o mapa do Brasil.

3- Aproveitar as águas esverdeadas da Cachoeira do Formiga

O rio que alimenta a região dá nome à cachoeira. Além das águas cristalinas, os visitantes ainda ficam em contato com vegetação remanescente de Mata Atlântica.

4- Flutuar nos fervedouros

Esses locais são nascentes onde os turistas que insistem em submergir nas águas não conseguem: os fervedouros que brotam da terra impedem que os banhistas afundem.

5- Adquirir o artesanato de capim dourado

A planta é típica da região e serve de matéria-prima para a confecção de itens de decoração e semijoias.

6- Conhecer a comunidade quilombola de Mateiros

Os moradores do Povoado de Mumbuca, a 310 quilômetros de Palmas, são os responsáveis pela produção de artigos de capim dourado. Eles fazem parte de uma comunidade quilombola, reconhecida pela Fundação Palmares. Em setembro, há a festa popular em comemoração à colheita do capim.