Evento amplia conhecimento e detalha oportunidades de negócios com país asiático

O mercado turístico bilionário chinês tem atraído a atenção da cadeia produtiva do setor no Brasil. No dia 19 de outubro, foi realizado no Rio de Janeiro o Workshop de Turismo Brasil – China, cujo objetivo era troca de informações sobre o perfil do turista chinês que visita o Brasil. O evento reuniu lideranças do trade carioca e contou com a parceria da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e do Consulado-Geral da República Popular da China, e contou com a organização do RIO Galeão (Aeroporto Internacional Tom Jobim) e do RioCVB (Rio Convention & Visitors Bureau).

O Coordenador-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Alisson Andrade, foi um dos palestrantes do evento e apresentou aos profissionais do setor informações e hábitos de consumo dos turistas chineses. Atualmente, 71% dos chineses viajam para o Brasil para fazer negócios. Já 19% visitam destinos brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu, a lazer.

Além de Alisson Andrade, técnico da Embratur, participaram do Workshop Turismo Brasil - China o Consul Geral da China no Rio de Janeiro, Li Pu, a presidente executiva do Rio Conventions e Visitors Bureau, Sônia Chami, Bruno Reis, executivo da RIO Galeão e Patrick Fehring, diretor de desenvolvimento de tráfego da RIO Galeão.

Em maio, o instituto participou da ITB China, maior feira de turismo do continente asiático, com uma comitiva de 12 organizações brasileiras dos setores público e privado para fechar negócios com os receptivos chineses. Foram promovidos, em Shanghai, roadshows com a presença de mais de 600 representantes de empresas do trade turístico local.