Aeroporto Internacional do Rio cresceu 3,9% na avaliação de usuários, segundo levantamento divulgado pela SAC

O RIOgaleão foi o aeroporto nacional que mais evoluiu, entre os terminais com movimentação superior a 15 milhões de passageiros ao ano, de acordo com a Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário. O relatório referente ao primeiro trimestre de 2019 foi divulgado nesta quarta-feira (24/04), pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Segundo a pesquisa, o RIOgaleão apresentou alta de 3,9% na avaliação de satisfação geral do passageiro, na comparação com o levantamento do primeiro trimestre de 2018. O Aeroporto Internacional Tom Jobim passou da última colocação entre os terminais de seu porte, com nota 4.23, para o segundo lugar, com classificação de 4.40.

A Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário avalia a experiência do usuário em diversos itens de infraestrutura, atendimento e serviços, além de monitorar o desempenho de diferentes processos aeroportuários, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens, nos principais aeroportos do país. Ao todo, são monitorados pelo levantamento 38 indicadores de satisfação dos usuários, divididos em cinco categorias. A pesquisa é coordenada por equipe técnica da SAC, e realizada por empresa contratada pelo Ministério da Infraestrutura, mediante licitação pública para realização das coletas.

Ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, foram realizadas 19.820 entrevistas. Deste total, foram ouvidos 14.216 passageiros de voos domésticos e 5.604 passageiros de voos internacionais. A nota atribuída nos itens da pesquisa funciona em uma escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”.

Até dezembro de 2017, a pesquisa abrangia 15 aeroportos, selecionados em função de sua utilização na Copa do Mundo de 2014. A partir de 2018, o critério para escolha dos aeroportos pesquisados passou a ser o volume de passageiros transportados no ano anterior. Com isso, passaram a integrar o relatório os 20 aeroportos com maior movimentação no país em 2017, responsáveis por 87% do total de passageiros da aviação regular transportados no Brasil.

Os terminais são separados em três grupos, de acordo com o número de passageiros que recebem por ano: até cinco milhões; de cinco a 15 milhões; e acima de 15 milhões. Além do RIOgaleão, integram a categoria de aeroportos de maior porte os terminais de Brasília, Congonhas e Guarulhos. 

Entre os 38 itens pesquisados, o RIOgaleão liderou o seu segmento em dez categorias: Tempo de fila na inspeção de segurança; Disponibilidade de tomadas; Qualidade da internet / wi-fi disponibilizada; Limpeza de sanitários; Disponibilidade de sanitários; Disponibilidade de assentos na sala de embarque; Limpeza geral do aeroporto; Conforto acústico; Custo-benefício dos produtos de lanchonete e restaurantes; e Qualidade da informação prestada pelas companhias aéreas.

Melhorias

O RIOgaleão assumiu a operação do Aeroporto Internacional Tom Jobim em agosto de 2014 e, desde o começo de suas atividades, iniciou uma série de melhorias, que contemplaram obras de aprimoramento da infraestrutura, com a construção de um novo píer com 26 pontes de embarque, mais 2.700 vagas de estacionamento e a reforma completa do terminal 2. O aeroporto também criou novas opções de alimentação e varejo, que aumentaram a concorrência e ampliaram a oferta para os clientes, entre diversas outras melhorias.

Até o fim da concessão, o RIOgaleão investirá R$ 5,2 bilhões no terminal. O objetivo é trazer novas linhas aéreas, rotas, destinos e estabelecimentos comerciais para transformá-lo na principal porta de entrada de viajantes para a América Latina.