A inscrição e a curadoria do Programa de Artesanato do RJ serão totalmente online

O cenário da pandemia do Coronavírus fez com que muitos serviços presenciais fossem suspensos. No entanto, visando a saúde de todos e para continuar o atendimento aos artesãos com segurança, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e o Governo Federal estão realizando o cadastro online para a emissão da Carteira Nacional do Artesão.

Para o secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, a medida é uma forma de prosseguir com o trabalho que a Setur-RJ estava realizando nas cidades fluminenses.

- O artesanato é uma importante atividade para o desenvolvimento econômico e para o turismo. Quando a quarentena acabar o setor turístico precisará de todos os componentes funcionando a pleno vapor. O cadastro online permitirá que os artesãos emitam o documento de identificação e assim, o Programa de Artesanato poderá seguir no auxílio para o avanço da atividade artesanal fluminense – disse Otavio Leite.

O processo para a inscrição é feito em duas etapas: o pré-cadastro no site do PAB (Programa do Artesanato Brasileiro), seguido pela curadoria técnica pelo Programa de Artesanato Estadual. Confira os seis passos para a conclusão do cadastro.