Capital fluminense foi a primeira cidade a retomar as atividades turísticas no Brasil

A Prefeitura do Rio, por meio da secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico (Seturleo), participa da Feira Internacional de Turismo de Gramado, a Festuris 2020, que acontece entre os dias 5 e 8 deste mês na cidade gaúcha. O objetivo é participar de reuniões e viabilizar parcerias que proporcionem o desenvolvimento do turismo da Cidade Maravilhosa.

A participação do Rio neste evento é fundamental, já que a cidade foi pioneira na retomada do turismo em meio a pandemia do novo coronavírus. A prefeitura estabeleceu Regras de Ouro, alinhadas com as recomendações da OMS, para que as atrações turísticas pudessem ser reabertas com segurança e responsabilidade. O modelo foi seguido por diversas cidades e empresas no país, que agora podem conversar para encontrarem meios de expandir ainda mais o mercado do turismo no Rio de Janeiro.

"Tive a honra de representar o Rio de Janeiro na primeira feira de turismo das Américas desde o início da pandemia. É a Festuris, que acontece anualmente na cidade de Gramado – RS. Ao lado do presidente da Embratur, Gilson Machado, e da secretária de Turismo do Estado do Rio, Adriana Homem de Carvalho, abrimos o estande de promoção do Rio, que com certeza está preparado para receber visitantes. Estamos divulgando todo os protocolos de segurança adotados na prevenção da covid-19, e assim transmitir a mensagem de segurança para os turistas", comentou a secretária Especial de Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa.

Esta é a 32ª edição ininterrupta da feira, que mesmo diante da pandemia, que impactou diretamente o setor, o evento manteve a data programada, se adaptou às novas regras, e acontece de forma híbrida.

Nesta edição atípica, o Festuris buscou ser vanguardista no quesito segurança sanitária levando aos pavilhões do Serra Park um sistema completo que inclui serviços e equipamentos necessários para a higienização do espaço e proteção dos participantes.