Trinta destinos, experiências ou projetos sobre viagens foram premiados nas categorias sustentabilidade, comunidade e diversidade

Destinos com iniciativas de sustentabilidade, apoio a comunidades locais e promoção da diversidade são destaques na Best in Travel 2021, lista divulgada anualmente pela editora de guia turísticos Lonely Planet.

Em tempos de pandemia, a publicação propõe reflexão sobre o que chama de viagens responsáveis e que possam transformar o turista em um "agente de mudanças positivas" na sociedade.

Trinta destinos, experiências ou projetos sobre viagens foram premiados nas categorias sustentabilidade, comunidade e diversidade.

A Lonely Planet destaca, por exemplo, o programa de conservação de gorilas em Ruanda, para preservar a espécie que vive nas montanhas e está ameaçada de extinção. Segundo a publicação, parte da receita gerada pelo turismo é revertida para salvar o primata.

Medellín, na Colômbia, é o único destino da América do Sul que aparece na lista.

Antes associada à violência dos cartéis, a cidade, uma das vencedoras na categoria comunidade, hoje é reconhecida por sua política bem-sucedida de revitalização e de inclusão das periferias. Espaços públicos foram recuperados e antigos bairros fazem parte de tours de grafite.

Na categoria diversidade, a Costa Rica foi lembrada pela acessibilidade, com trilhas pavimentadas em todo o país.

No ano passado, a Amazônia brasileira foi eleita pela Lonely Planet um dos 30 melhores destinos para 2020. Argentina, Bolívia e Uruguai foram outros países sul-americanos que apareceram na publicação.

Veja a lista completa com destinos para o ano que vem em lonelyplanet.com.

Destinos citados na Best in Travel 2021

Categoria Sustentabilidade

Caminho de Dante, de Ravenna a Florença (Itália);
Ruanda;
Antígua e Barbuda;
Jornada de trem da Rocky Mountaineer (Canadá);
Grécia;
Vírginia (EUA);
Hotel Grootberg Lodge (Namíbia);
Palau;
Gothenburg (Suécia).

Categoria Comunidade

Cazaquistão;
Ilhas Faroé;
Medellín (Colômbia);
Austrália.

Categoria Diversidade

Costa Rica;
El Hierro (Espanha);
Gullah Island (EUA);
San Diego (EUA);
Amman (Jordânia).

Siga-nos