Durante o Global Summit 2021, Gilson Machado Neto pediu união para a recuperação do setor
 
 

Por Rafael Brais (Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta segunda-feira (26.04), por videoconferência, do Global Summit 2021 do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês). O evento, considerado o mais importante do calendário do setor, reúne anualmente líderes do segmento e os principais representantes de governos de vários países. Neste ano, a Cúpula Global, que é realizada em Cancún, no México, desde o último domingo (25.04), segue até o dia 27 de abril.

O ministro Gilson Machado Neto integrou o painel “Como recuperar 100 milhões de empregos”, que tratou da colaboração público-privada no turismo e da coordenação internacional para reabrir fronteiras e alinhar os padrões de saúde e higiene com a implementação de protocolos globais. Participaram do debate o presidente do Grupo Marriott International, Craig Smith; o presidente do Conselho de Turismo de Portugal e da Comissão Europeia de Viagens, Luís Araújo, e o diretor-geral do Airports Council International (ACI), Luis Felipe de Oliveira, com moderação da CEO e fundadora da Aptamind Partners, Aradhana Khowala.

Para Machado Neto, é preciso que governos e instituições públicas se unam à iniciativa privada para que o turismo possa se recuperar de maneira mais rápida e mais forte. “No Brasil, temos trabalhado no fortalecimento das parcerias público-privadas, que garantirão investimentos para a melhoria da infraestrutura e a consequente geração de emprego e renda para a nossa população”, disse, citando a concessão de parques nacionais no país.

O ministro também destacou o esforço do governo para ajudar o setor e manter empregos e empresas durante a pandemia. “Destinamos R$ 5 bilhões para crédito a empreendimentos do turismo. Entendemos que as perdas seriam maiores sem o conjunto de ações de proteção do governo, principalmente crédito e flexibilização de trabalho”, afirmou.

EXPECTATIVA - Em sua participação, o ministro do Turismo também ressaltou o potencial do Brasil para atrair mais visitantes nacionais e internacionais aos seus principais destinos. “O Brasil vai ser uma grande oportunidade mundial para o turismo no pós-pandemia. Só o Brasil tem seis biomas diferentes e um ecoturismo único em todo o mundo”, explicou. “Além disso, não temos furacão, terremotos ou algas em nossas praias”, completou.

O ministro Gilson Machado Neto citou também a relevância da vacinação contra a Covid-19 para a retomada das atividades turísticas. “Com o avanço da vacinação, poderemos retomar plenamente nossas atividades e recuperar parte dos empregos perdidos durante a pandemia”, comentou. “Nossa expectativa é fortalecer cada vez mais o nosso turismo e chegar, em breve, à marca de 15 milhões de visitantes internacionais por ano”, finalizou.