Rafael Brasi (MTur)

O Ministério do Turismo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao MTur e à Secretaria Especial da Cultura, entregaram nesta segunda-feira (14.06), em Marechal Deodoro (AL), a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, importante edificação para a cultura e o turismo local. Participaram da cerimônia o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto; a presidente do Iphan, Larissa Peixoto; o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, o Cacau; o deputado federal Marx Beltrão; além de vereadores da cidade e de parlamentares da região.

A restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário contou com R$ 1,7 milhão do Iphan. A edificação já existia por volta de 1777 sob a forma de capela. Registros mostram que a construção do atual templo, maior que o anterior, foi iniciada em 1834 pela irmandade do Rosário para ser frequentada por escravos e ex-escravos.

O ministro Gilson Machado Neto destacou o potencial de Marechal Deodoro para o turismo e a cultura da região. “É uma cidade que dispensa comentários, que respira cultura e tem a parte musical também, com as fanfarras, as orquestras”, disse. “E na parte de resgate histórico, tem as catedrais, as igrejas e seus vários monumentos e prédios históricos. Então a gente vê a cidade com muito carinho tanto é que o aporte é diferenciado. E, através desses investimentos, nós vamos viabilizar os equipamentos históricos para visitação, para que agregue mais valor ao turismo do estado de Alagoas e do Nordeste”, completou.

A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, ressaltou a importância de obras de restauração para o Brasil e para destinos emblemáticos do país. “O Iphan investiu, ao todo, mais de 15 milhões em Marechal Deodoro. São 12 obras, como igrejas, o convento e a requalificação de praças. É muito bom poder trabalhar a cultura aqui de Marechal e agregar valor também ao turismo. Para a gente é uma honra fazer parte dessa história”, declarou.

VISITAS - Na chegada a Marechal Deodoro o ministro Gilson Machado Neto e a presidente Larissa Peixoto vistoriaram obras em edificações que contam com recursos do MTur e do Iphan. De manhã, passaram pela Igreja do Senhor do Bonfim, primeira igreja construída no município. Não se sabe ao certo a data da sua construção, mas conhece-se o fato de o patrimônio ter sido estabelecido por Diogo Soares da Cunha, no ano de 1611. Sua fachada tem influência das igrejas franciscanas de outras cidades da região Nordeste.

Em seguida, a comitiva do governo federal esteve na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, monumento que teve sua pedra fundamental lançada em 1757. Em 1819 recebeu a imagem grande que fica no altar. E em 1860 sua obra foi dada como concluída.

Ainda na cidade, o ministro visitou a obra de urbanização da orla da Praia do Francês, que conta com recurso do MTur. Por fim, prestigiou  a Cocada Cultura, equipamento gastronômico e cultural às margens da rodovia AL-101, no povoado da Massagueira. O espaço teve investimento do governo federal e tem proporcionado mais segurança e renda a população local.

MACEIÓ - O ministro do Turismo visitou na capital alagoana a Igreja Bom Jesus dos Martírios. O prédio possui fachada trabalhada em azulejaria de inspiração mourisca que alia elementos do neoclássico com arcos de influência gótica. Localizada no Centro de Maceió, a Igreja é o único templo do Nordeste a apresentar este arranjo singular de características.

Mais do que um monumento notável do ponto de vista arquitetônico, a edificação é um espaço de convivência e religiosidade para os moradores. O Iphan investe aproximadamente R$ 4,7 milhões em obras na Igreja para devolver este ícone restaurado para a comunidade e visitantes.