Municípios têm até 30 de junho para mobilizar adesões ao Selo Turismo Responsável do MTur, já obtido por mais de 650 empreendimentos do estado

André Martins (Setur-ES)

Termina no dia 30 de junho o Desafio Turismo Responsável da Secretaria de Turismo do Espírito Santo, que premiará o município capixaba com o maior número de adesões ao Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo. Em todo o estado, 651 empreendimentos do setor já obtiveram o documento, que indica o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19 por atividades do ramo. (Obtenha aqui o selo gratuitamente online).

A prefeitura que conquistar o maior número de selos emitidos receberá um e-book sobre os atrativos da cidade, um kit pesquisa e um kit de brindes para ações promocionais junto a visitantes. O selo está disponível para 15 segmentos, sendo que cada um possui um protocolo específico. As recomendações foram elaboradas em parceria com o trade turístico, a partir de diretrizes internacionais, e validadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, frisa a importância da mobilização do setor no sentido de proporcionar segurança sanitária a visitantes. “Uma das tendências do turismo no pós-pandemia é a busca por atrativos que sigam protocolos sanitários. Fomos um dos primeiros países a adotar essa iniciativa e precisamos que cada vez mais atividades do setor busquem o selo, a fim de permitir a retomada gradual e consistente do turismo nacional”, sustenta.

O interessado em solicitar o selo deve apresentar situação regular junto ao Cadastur, o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. O registro de prestadores de serviços no sistema pode ser feito sem qualquer custo, por meio da internet (Clique aqui para se registrar). Para utilizar o selo, o empreendedor deve afixá-lo em local de fácil visualização, podendo, ainda, oferecer um QR Code para que clientes verifiquem as medidas adotadas.

A secretária de Turismo do Espírito Santo, Lenise Loureiro, destaca o empenho dos municípios capixabas em orientar empreendedores a conhecerem a iniciativa, treinarem equipes e fazerem a adesão ao selo. “Estamos muito contentes com a parceria das secretarias municipais em realizar o trabalho de conscientização e orientação junto aos estabelecimentos, aumentando a cada dia o número de adesões no nosso estado”, comenta Loureiro.

BRASIL - Em todo o país, o Selo Turismo Responsável já foi adotado por 28.494 operadores, com destaque para São Paulo (5.578), Rio de Janeiro (3.832), Minas Gerais (2.319), Rio Grande do Sul (2.273) e Bahia (1.727). Agências de turismo (8.456) lideram o movimento, seguidas de meios de hospedagem (6.181), guias de turismo (4.063), transportadoras turísticas (3.530), e restaurantes, cafeterias, bares e similares (2.255), entre outras atividades.