Programação conta com shows virtuais e celebrações típicas em diversos destinos do país

Victor Maciel (MTur)

Muito mais do que a canjica, o cural de milho e o quentão, as festas juninas, que tem entre suas principais datas o dia 24 de junho, trazem o retrato cultural e histórico da população brasileira, em especial do nordestino. Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e São Luís (MA) são bons exemplos destas festividades que estão na memória de milhares de brasileiros, órfãos do São João por conta da pandemia. Mas, para quem estava com saudades de dançar um bom forró e de acompanhar as tradicionais apresentações culturais, os eventos online podem ser bons parceiros nesta noite.

A começar por uma das maiores festas de São João do país, a de Campina Grande (PB). O destino está promovendo o primeiro Festival Turístico Folclórico Multicultural que apresenta lives durante todo o mês de junho. A celebração começou no dia 12 de junho, com um tradicional casamento coletivo e continua com shows virtuais nos dias 24, 26 e 29 de junho. Durante todo o evento serão explorados vários cenários, levando os espectadores a um passeio pela história dos festejos juninos de Campina Grande e da cultura nordestina.

Falar de São João e não citar Caruaru (PE) é inevitável. A cidade, que pelo segundo ano consecutivo não celebrará a festa, realizou a decoração de um dos principais polos do maior e melhor São João do Mundo, o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Com bandeirinhas, balões e uma fogueira cenográfica o local guardará a memória afetiva de milhares de visitantes que já dançaram um bom forró nas terras nordestinas.

Outro destino típico da celebração junina é São Luís (MA). Lá, os apaixonados pelas festas poderão conferir obras sobre a cultura local. São três curtas, quatro média-metragens e um longa, que serão exibidos entre 24 e 30 de junho. Os internautas também poderão conferir um pouco sobre o Boizinho Barrica e o Cacuriá de Dona Teté que representarão o estado na live “São João do Nordeste”. O evento acontece nesta quinta-feira (24.06).

Fortaleza (CE) é palco do “São João de Todos”, evento promovido por uma plataforma de streaming de músicas do país no sentido de manter as comemorações viva na memória dos brasileiros. O evento começou no último dia 16 e vai até 27 de junho com shows de grandes nomes da cultura nordestina, além de programação com entrevistas, tutoriais de culinária típica, entre outras atrações.

Saindo um pouco do Nordeste, a cidade de Corumbá, no Mato Groso do Sul, também não vai deixar de fora o seu tradicional “Banho de São João”. Patrimônio Cultural do Brasil, o evento será realizado sem a presença do público e obedecendo a todos os protocolos de biossegurança vigentes. De acordo com a Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, a recomendação é que os festeiros peguem a água no rio e façam o banho em casa.

SÃO JOÃO – Apesar de existirem mais de 6 mil festejos juninos entre públicos e privados, no ano de 2019, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo reuniu 119 festas juninas registradas pelas secretarias estaduais e municipais de Turismo. Na ocasião, a Pasta investiu R$ 4 milhões para apoiar e consolidar as festividades como um produto turístico original do país.