A Agência de Notícias do Turismo separou alguns atrativos imperdíveis que podem ser visitados pelos amantes do esporte

Por Victor Maciel (MTur)

Que o Brasil é o país do futebol e dos grandes craques da bola todo mundo já sabe. Mas, além da bola em campo, também há destinos e atrativos nacionais que respiram este esporte. Os entusiastas podem visitar tradicionais estádios e uma série de museus que caminham lado a lado com a nossa história e cultura. No “Dia Nacional do Futebol”, celebrado nesta segunda-feira (19.07), a Agência de Notícias do Ministério do Turismo separou, para os fãs ou curiosos pelo esporte, alguns destinos que podem constar no roteiro da próxima viagem. Vamos lá?

Para começar, não podemos deixar de falar do mundialmente famoso Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). O estádio já foi palco de duas finais de Copa do Mundo e dos jogos pan americanos e olímpicos. Recentemente, o local retornou com o seu tour que contempla uma visita a um dos vestiários do estádio, decorado com camisas de clubes que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Além disso, os visitantes podem conferir o gramado, sentar-se em um dos bancos de reserva e, também, conhecer um pouco mais sobre os grandes jogadores que marcaram a história, como Pelé, Zico e Mané Garrincha.

O outro estádio do Rio que merece visita é São Januário. Localizado no coração da Zona Norte carioca, a casa do Vasco foi construída pelos próprios torcedores em 1927. Recém-tombado como patrimônio da cidade, o estádio histórico inaugurou um passeio por suas instalações, onde os turistas têm acesso à sala de troféus, vestiários, ao campo - onde está a estátua de Romário, cria da base do clube. O tour é guiado por profissionais que contam a história do estádio e do próprio Vasco, pioneiro na luta antirracista no futebol brasileiro e clube que revelou atletas como Romário, Pelé, Marta, Roberto Dinamite, Edmundo, Felipe e mais uma constelação de craques.

Outro passeio que não pode ser deixado de lado é uma visita ao Museu do Futebol, situado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo (SP). Com um espaço interativo, que une o lúdico e o multimídia, o local traz um pouco dos objetos, imagens e curiosidades de um dos esportes que mais arrastam pessoas no mundo. Atualmente, o museu recebe duas exposições: “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, que conta a história do ex-goleiro Moacyr Barbosa; e “Os 150 anos da posição de goleiro”, criada bem depois do futebol.

Ainda em São Paulo, só que agora em Santos, os interessados na vida do ex-jogador Pelé podem dar um pulo no Museu Pelé. O centro cultural traz a trajetória do Rei do Futebol por meio de documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus além, é claro, dos diversos itens pessoais de um dos maiores atletas do mundo. Ao todo, seu acervo contempla cerca de 2.500 peças, das quais são selecionadas as que fazem parte de cada exposição. Espaço Interativo – Técnicas de interatividade farão com que o visitante do Museu Pelé se sinta parte do espetáculo!

Por falar em espetáculo, o estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), é outro que deve constar na sua lista de destinos “futebolísticos” a conhecer. O espaço está retornando gradualmente às suas atividades e tomando uma série de providências para garantir que os visitantes e funcionários tenham experiências com toda a segurança possível. No momento, quem for ao estádio poderá realizar um tour ao ar livre, que conta toda a tradição histórica desse que também foi palco de uma copa do mundo. Além disso, o turista pode ter um dia de craque com atividades ao lado do gramado oficial e tirar “aquela foto” com uma réplica da taça da Libertadores. Imperdível!

No sul do país, os amantes de futebol podem conhecer um pouco da história no estádios dos dois tradicionais clubes do Rio Grande do Sul: Internacional e Grêmio. O primeiro conta com um rico acervo que se dedica a narrar a biografia colorada, a partir de esculturas, linhas do tempo, flâmulas e troféus. Já no segundo, os turistas torcedores, poderão conhecer: As Cabines de Imprensa; Camarotes; Cadeiras Gold; Auditório; Vestiário; Zona mista; Túnel de Acesso; Bancos de Reservas e o gramado.

Siga-nos