World Travel Awards reconheceu destino que é um dos principais do país no segmento de lazer

Por: Victor Maciel

O Rio de Janeiro foi escolhido pela segunda vez consecutiva como o principal destino da América do Sul em turismo de esportes. O anúncio foi feito em Londres, pelo World Travel Awards, iniciativa global que reconhece a excelência em viagens e turismo. O título veio após pesquisa realizada pela instituição junto às principais marcas de viagens, turismo e hospitalidade. Todos os votos foram realizados por profissionais do setor e pelo público, com o indicado recebendo o maior número de votos em cada categoria indicada.

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o reconhecimento do Rio de Janeiro é merecido, já que o destino é rico em atividades turísticas esportivas. “A capital já foi sede de dois grandes eventos do esporte mundial, como as Olimpíadas e duas Copas do Mundo, e os fez muito bem. Nada mais justo do que receber este título, já que além de belezas naturais e culturais, o Rio de Janeiro também possui inúmeras opções para aqueles que viajam em busca do esporte”, disse.

Além de eventos esportivos internacionais, a capital do Rio de Janeiro sedia o único campo Olímpico de golfe do mundo e o único da América Latina a nível internacional. A cidade também possui inúmeras opções para turistas que procuram destinos para a prática de algum tipo de esporte. Voo livre na Pedra Bonita, surf, windsurfe e iatismo na Baia de Guanabara, Kitesurf na Barra da Tijuca, são algumas opções. Os viajantes ainda podem realizar trilhas no morro Dois Irmãos e na Transcarioca (maior trilha urbana do País, com cerca de 180km), maratonas, vôlei de praia e futevôlei.

Não podemos deixar de falar, ainda, do mundialmente famoso Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). O estádio já foi palco de duas finais de Copa do Mundo e dos jogos panamericanos e olímpicos. Recentemente, o local retornou com o seu tour que contempla uma visita a um dos vestiários do estádio, decorado com camisas de clubes que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Além disso, os visitantes podem conferir o gramado, sentar-se em um dos bancos de reserva e, também, conhecer um pouco mais sobre os grandes jogadores que marcaram a história, como Pelé, Zico e Mané Garrincha. O histórico estádio de São Januário, na zona Norte, também realiza o tour pela "Colina Histórica", visitando partes do estádio as quais o público não costuma ter acesso, dando uma grande aula sobre a história do Vasco da Gama e como o clube contribuiu para a formação do Rio de Janeiro como cidade.