Joana Cunha (Folhapress)

Empresas de ônibus rodoviários miram o fim de ano para se aproximar do cenário pré-pandemia e registram avanço no Dia de Finados. Na Buser, startup de venda de passagens e fretamento ​colaborativo, os sinais da retomada já são sentidos desde julho com aumento no número de passageiros.

O movimento foi expressivo em setembro, com 460 mil viajantes, 40% a mais do que em agosto. Na comparação com o mesmo mês de 2020, o salto foi de 580%. O volume de viagens também subiu cinco vezes, segundo a empresa.

Para o Dia de Finados, a Buser prevê levar cerca de 165 mil viajantes, 10% a mais do que no feriado passado. Viagens com saída de Minas Gerais para a praia têm sido as mais procuradas, além de rotas dentro de São Paulo.

O Grupo JCA, que administra operadoras de transporte, também diz que a alta nas vendas ganhou força de forma gradativa neste último trimestre. A empresa associa o movimento ao avanço da vacinação, à procura por viagens domésticas e à alta dos preços das passagens aéreas.

Em dezembro, o grupo espera se aproximar dos resultados que tinha antes da pandemia. A expectativa é atingir 90% da procura na comparação com o mesmo mês de 2019. A JCA espera um movimento 80% maior no feriado deste ano em relação à data em 2020, mas ainda não deve alcançar os números de 2019. A expectativa é registrar entre 75% e 80% da demanda pré-pandemia.