Ubajara está localizada no meio do sertão Cearense, porém seu clima distorce da região. Devido a sua altitude (847 m acima do nível do mar), a região tem um clima de montanha .

 

    A temperatura média é de 20º C, enquanto que a média no Estado é de 26º a 28º C. Em julho, os termômetros chegam a atingir os 14º C, enquanto que, na capital, Fortaleza (a 320 km), a temperatura gira em torno dos 33º C.

    O ponto alto da cidade, é o parque nacional de Ubajara, que possui 563 hectares e é o menor do Brasil, mas um dos mais organizados e belos. Uma das riquezas do lugar é a Gruta de Ubajara, que significa “senhor da canoa”.

     O parque está localizado na Serra da Ibiapaba, no noroeste do Ceará, pertencendo ao município de Ubajara. Sua localidade se dá a partir de Fortaleza ou Teresina, o visitante deve seguir pela BR-222 até a cidade de Tianguá, e depois pela CE-075, chegando às localidades de São Benedito e Inhuçu. Depois de 18 km se chega à entrada do Parque, que ficar a 3 km no Centro de Ubajara. A melhor época para visitar o parque vai de junho a dezembro, período seco. Em janeiro e fevereiro chove bastante, por isso o acesso à trilha que leva a gruta é suspenso.

     Por estar localizado em um lugar alto, seu ecoturismo divide me relevos com precipícios, com grutas e cavernas e rochas calcárias cercados por muito verde. 

     O lugar mas procurado pelos turistas, é a gruta de Ubajara. A gruta possui galerias e salas com formações de estatites e estalagmites, como a Pedra do Sino e a Sala das Sete Maravilhas. É possível chegar até ela de teleférico (uma hora) ou a pé (três horas de trilha). O Parque abre diariamente das 8h às 17h e os ingressos custam R$ 3. O teleférico funciona até as 16h.

      A atração principal do Parque Nacional de Ubajara é a gruta de Ubajara, localizada em meio à encosta, a 535 metros de altura. À direita de sua entrada principal está a Pedra do Sino, que produz um som semelhante ao deste objeto quando tocada com força. A gruta possui várias salas de formatos pitorescos, como a da Rosa, do Cavalo e dos Retratos.

     Além da Gruta de Ubajara, o Parque conta com outras grutas como a Gruta do Morcego Branco, a Gruta de Cima, a Gruta do Urso Fóssil e a Gruta do Pendurado, que estão atualmente fechadas para visitação.  Há também várias opções de trilhas, de onde se tem uma visão espetacular do relevo da região. Para quem busca águas frescas, há as cachoeiras do Cafundó, Gavião e Murimbeca, com quedas de mais de 70 metros de altura.

     O acesso à gruta é por teleférico, de onde há uma vista panorâmica deslumbrante. O parque tem cachoeiras e trilhas na mata. As visitas são monitoradas pelo Ibama, órgão nacional de preservação do meio ambiente, e precisam ser marcadas com antecedência. Na serra de Ibiapaba destaca-se, ainda, o Morro do Céu, com 820 metros de altura, e a Pedra de Itagurussu, nascente da cascata de Pirangi.