AWA Puerto Varas fica em um dos principais destinos turísticos do país

 

A Região dos Lagos e Vulcões, um dos principais destinos turísticos do Chile e lar de alguns dos cenários naturais mais incríveis do mundo, serve de cenário para o hotel-boutique AWA. Situado a 20 minutos do centro de Puerto Varas, ao sul do país, o empreendimento é o ponto de partida ideal para quem deseja explorar todas as atrações locais sem deixar a sofisticação e o conforto de lado.

 

Construído às margens do lago Llanquihue, o AWA ostenta enormes janelas panorâmicas, com vistas privilegiadas do vulcão Osorno e das exuberantes paisagens. Os elementos arquitetônicos, feitos com materiais como concreto e madeira, se integram perfeitamente ao entorno.

 

O atendimento é um dos grandes diferenciais. Todos os colaboradores se propõem a conhecer bem os hóspedes, o que permite oferecer experiências altamente personalizadas. A equipe os chama pelos nomes e sabe quais são os gostos e as necessidades de cada um deles, incluindo restrições e preferências alimentares. 

 

Por falar em gastronomia, quem se hospeda no AWA pode degustar pratos contemporâneos internacionais, mas que utilizam técnicas locais para criar sabores únicos. É o caso do mosaico de polvo, que leva limão, quinoa em molho virgem e caviar de salmão. Outros destaques são jarretes de cordeiro com batata doce e redução de chocolate, pescada do sul e pudim träkal, feito com infusão de licor regional.

 

A maior parte dos vegetais usados nas receitas do chef belga Mathieu Michel, que já foi eleito chef do ano pelo Círculo de Cronistas Gastronômicos do Chile, são cultivados nos jardins do hotel. Já os outros ingredientes são comprados fresquinhos de produtores locais.

 

Valorizar a população, a cultura e a natureza da região, inclusive, é um dos principais objetivos do AWA, que promove inúmeros tours guiados por seus arredores. Há opções com diferentes propostas e níveis de dificuldades, como trilhas, caminhadas, pesca com moscas e navegações pelos lagos. 

 

Os viajantes mais aventureiros adoram atividades como rafting pelo rio Petrohué e visitas ao vulcão Osorno, onde é possível subir ao cume para fazer trekking e ver as crateras de perto. O complexo conta ainda com teleférico, sky center e pistas para esportes de neve.

 

As rotas pelos bosques valdivianos típicos do sul do Chile e os passeios de caiaque até Cochamó, uma das cidades mais charmosas da região dos lagos, também são imperdíveis. De quebra, dá para aproveitar a proximidade para ir às Termas del Sol, área com 10 piscinas termais e 300 metros de passarelas em meio à natureza.

 

Fãs de atrações mais calmas e contemplativas, por sua vez, podem aprender mais sobre a história do destino (colonizado por alemães) e visitar locais como Puerto Octay, Frutillar e Puerto Varas, bem como sobrevoar os cenários locais a bordo de helicóptero ou hidroavião. Outra atividade bacana é a aula de culinária, na qual os participantes cozinham com ingredientes que eles mesmos colheram ou compraram em mercados gastronômicos tradicionais.

 

Depois de horas explorando o destino, os hóspedes retornam ao hotel, onde podem relaxar no aconchegante lobby ou nos quartos com janelas panorâmicas, cama king, lareira, minibar, wi-fi e banheira de hidromassagem. No total, são 25 acomodações, divididas em sete categorias: Suíte, Superior, Familiar, Standard Villa, Suíte Villa, Superior Villa e Villa Privada. A última é uma luxuosa casa de 400 metros quadrados, indicada para famílias e grupos de amigos que procuram experiências ainda mais privativas.

 

Também é possível renovar as energias nas aulas de ioga e no Spa. Com 300 mil m², o centro de bem-estar tem piscina semiolímpica, saunas (seca e a vapor), hidromassagem e opções de tratamentos corporais, faciais e holísticos.

 

As massagens, por exemplo, utilizam elementos como pedras vulcânicas quentes, técnicas chinesas e aromaterapia. Há também terapias com reiki e reflexologia podal, capazes de melhorar enxaquecas, ansiedade, estresse e até distúrbios do sono.

 

Mais informações podem ser obtidas em www.hotelawa.cl e com os principais operadores e agências de turismo.

Por: Julio Wiziack

Dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) indicam que Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, está se tornando um destino preferencial de brasileiros endinheirados, com forte aceleração pós-pandemia.

Entre janeiro e setembro deste ano, houve um crescimento de 311% no número de passageiros saindo do Brasil para os Emirados Árabes Unidos, em comparação com o mesmo período de 2021.

Os números devem aumentar ainda mais com a Copa do Mundo no Catar. A previsão de escritórios de turismo é que muitos turistas devem se hospedar em Dubai.

O índice supera o de outros destinos tradicionais, como Nova York (EUA) e Paris (França), com altas respectivas de 264% e 228%. Além disso, os números de Dubai são praticamente iguais aos de Lisboa, que vem se destacando como ponto de fluxo migratório de brasileiros.

Na análise dos números absolutos, Dubai também tem destaque, com quase 100 mil passageiros do Brasil neste ano. O número representa mais que a soma dos passageiros com destino a Cancún e Punta Cana, além de ser mais que o dobro dos números relativos a Roma.