Na Embaixada, representantes da Embratur, das Forças Armadas, do Itamaraty e do MTur acompanharam as homenagens aos pracinhas

A união entre Brasil e Itália vem de longa data. Os soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que participaram da libertação do país europeu na Segunda Guerra Mundial, foram homenageados, nesta quinta-feira (20), durante o festival "Entre Amigos", na Embaixada Brasileira em Roma. O evento tem como objetivo, além de celebrar esta amizade entre os dois países, fomentar a vinda de turistas para o Brasil.

Nos últimos anos, o número de turistas italianos que vão ao Brasil caiu. O patamar que em 2012 e 2013 era de 230 mil visitantes, caiu para a casa dos 170 mil no ano passado.

"O Entre Amigos é uma grande oportunidade para a divulgação do Brasil na Itália. A Embratur trata o mercado italiano como um dos principais no continente europeu, e precisamos fazer com que a chegadas destes turistas volte a crescer", afirmou Gilson Lira, diretor de Inteligência Competitiva da Embratur. Os destinos vizinhos ao Brasil têm crescido e "países como Argentina e Peru têm aumentado os investimentos mirando estes turistas da Europa. Nós devemos promover as mudanças necessárias para ainda ser competitivo no mercado sul-americano", completou o diretor Lira.

"A ligação da Itália com o Brasil é histórica. Temos movimentos de imigrantes, esta batalha ela liberdade durante a Segunda Guerra Mundial, e todos os traços culturais que trocamos durante estes muitos anos", declarou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz no evento.  “Os italianos têm grande afeição por nosso povo e pelo nosso país. Não devemos medir esforços para que essa relação seja cada vez mais fraterna", completou o ministro.

Na ocasião, houve condecoração de militares, além de representantes das forças armadas de todo o mundo. Inclusive, alguns dos representantes do Exército Brasileiro estavam fardados com vestes que reproduzem o uniforme utilizado pela FEB, durante a presença brasileira em solo italiano, na Segunda Guerra Mundial.