Passo a passo para conseguir

Para permanecer em um país, é necessário ter uma espécie de autorização. O visto é uma dessas autorizações. O visto de estudante se configura quando o estrangeiro vai para outro país passar uma temporada estudando, quer seja em cursos livres, cursos de idiomas, graduação ou pós-graduação.

Os vistos podem ser temporários, quando o tempo de permanência é até 1 ano no país, ou residência, quando a permanência é superior a 1 ano - como numa graduação, por exemplo. O estudante que queira ir se graduar em Portugal deve solicitar um visto de residência.

Para fazer a solicitação precisa dos seguintes documentos: carta de aceitação; comprovante de inscrição fornecido por instituição portuguesa; declaração pessoal você deve escrever uma carta e assiná-la, falando qual curso pretende e todos os dados da viagem e da instituição; comprovante de meio de subsistência durante o período do curso.

Após adquiridos todos os documentos, o estudante deve preencher o formulário online de pedido de visto e submeter o pedido; imprimir o formulário, anexar os documentos e uma fotografia; obter o requerimento que deve ser preenchido e enviado online para emissão da taxa. O prazo médio é de 90 dias para que o estudante receba um parecer do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

ATENÇÃO!

  • Será necessário comparecer ao consulado para entrevista e/ou algum esclarecimento.
  • Escolha o tipo de visto correto.
  • Fique atento(a) as datas de início das aulas.
  • Só compre as passagens e faça outros planejamentos financeiros quando estiver com o visto em mãos.
  • Atente-se aos pagamentos de taxas ao Consulado, pois não há reembolso.