Kaitiakitanga é um conceito que certamente quem visita a Nova Zelândia vai vivenciar na prática. A palavra maori representa o senso de respeito e cuidado em relação ao mundo natural e tem reflexos também no turismo local. Não é à toa que o país convida os visitantes a seguir a "Tiaki Promise", compromisso de preservar a terra, os mares e a cultura do país, tanto agora quanto no futuro.

Alguns hotéis sintetizam bem esse conceito, unindo o cuidado com as pessoas ao local em que estão instalados. Eles oferecem atendimento e serviços exclusivos com atenção a todos os detalhes e experiências únicas em meio à natureza, com integração total ao entorno, buscando causar o menor impacto possível.

Ao unir sustentabilidade e luxo, esses locais mostram, na prática, toda hospitalidade, gentileza e cuidado do povo neozelandês. Seja em uma casa de praia afastada, um lodge alpino ou um refúgio em área rural, a autenticidade das pessoas e a beleza intocada da paisagem certamente farão o visitante se sentir leve e revigorado após a estadia.

Lodges integrados à natureza

O Lindis se mistura tão bem à paisagem do Vale do Ahuriri (Ilha Sul) e ao parque de conservação em que está situado, que à distância é quase imperceptível. A arquitetura, com elementos naturais e formas orgânicas, cria a sensação de perfeita harmonia entre a estrutura e o terreno. Além das cinco suítes localizadas nesse edifício principal, o hotel ainda possui casulos individuais de vidro, integrados à paisagem, para que os hóspedes possam desfrutar do céu estrelado diretamente de suas camas. Tanto o alojamento principal quando os "pods" tem bombas de calor geotérmicas e sistemas de coleta de água da chuva, garantindo o equilíbrio entre a natureza e ocupação humana. Se durante o dia os hóspedes são brindados com vista para as montanhas que cercam o hotel, à noite é o céu claro e límpido que chama a atenção com um show de estrelas.

 

Acomodação em geleira intocada

Praticamente escondido na região de Queenstown (Ilha Sul) fica o exclusivo Minaret Station, uma fazenda produtiva que abriga cerca de 10.000 veados, 7.000 ovelhas e 1.000 cabeças de gado. O espaçoso terreno fica em um vale glacial, às margens das águas cristalinas do Lago Wanaka, e abriga o Alpine Lodge, acessível apenas de helicóptero, proporcionando uma experiência única desde a chegada dos visitantes. A pousada e seus chalés são abastecidos de eletricidade e água potável proveniente de uma cachoeira próxima, o que comprova sua integração total à natureza. Caminhadas, pesca, esqui e caça proporcionam uma legítima vivência nos alpes.



Propriedade rural e projeto de conservação

O nome escolhido para o hotel já diz tudo: Mahu Whenua significa "cura da terra". Mais do que uma acomodação exclusiva em Wanaka (Ilha Sul), o local é um dos maiores projetos de conservação privada da Nova Zelândia, proporcionando uma experiência ecológica e de vida selvagem aos hóspedes. A propriedade rural recebeu aproximadamente 1,36 milhão de plantas nativas e mais de 90% de suas terras foram colocadas sob acordos de proteção em 2015. A acomodação inclui cinco suítes que compartilham a cozinha de fazenda e áreas de estar, jantar, biblioteca, piscina e spa, sem falar no luxuoso heliporto. A estadia inclui as refeições, da qual fazem parte chás da tarde, canapés e piqueniques. Segundo o proprietário, é por meio da agricultura verdadeiramente sustentável, com elementos econômicos e ecológicos trabalhando em harmonia, que a terra está sendo curada.

 

Muito luxo e (quase) zero lixo
Situado em Kaikoura (Ilha Sul), o Hapuku Lodge + Tree Houses é um hotel rural contemporâneo que fica na base da Cordilheira Kaikoura Seaward. A localização estratégica da fazenda permite aos hóspedes desfrutar de conforto e exclusividade nas acomodações luxuosas e explorar a bela paisagem marítima da região. A família de neozelandeses responsável pelo local decidiu se instalar ali em razão do ambiente agrícola e à famosa praia de surfe Mangamaunu, mas o que era uma propriedade familiar se tornou uma pousada para atender o turismo eco-marinho de Kaikoura. Para minimizar os impactos na região, é a partir do próprio jardim e de produtores locais que vêm 75% dos alimentos servidos no restaurante interno e os proprietários atuam para tornar o local um centro de lixo zero.

 


Sobre o Turismo Nova Zelândia (TNZ)

O Turismo da Nova Zelândia (TNZ) é a organização responsável pela divulgação do país como destino turístico no mundo e conta atualmente com 14 escritórios em 12 países. A principal ferramenta utilizada é a campanha "100% Pure New Zealand", mensagem que tem evoluído ao longo da última década para fazer do país uma das marcas turísticas mais respeitadas no mundo. Na América do Sul, o time conta com profissionais de trade, marketing e relações públicas, que desenvolvem a estratégia com foco em Brasil e Argentina. As ações incluem parcerias com agentes e operadores de viagem e atividades para o consumidor final, como conteúdo customizado nas mídias sociais, vídeos no YouTube, displays no network do Google e edições do site do destino para Brasil (https://www.newzealand.com/br) e Argentina (https://www.newzealand.com/ar).