Celso Sabino lidera a missão brasileira na Semana da Sustentabilidade

O ministro do Turismo, Celso Sabino, liderou na manhã desta terça-feira (16.04), a participação da delegação brasileira na Reunião de Alto Nível sobre Turismo, que acontece dentro da Semana da Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Durante discurso na Assembleia Geral da entidade, o ministro destacou que o Brasil vive um momento único no cenário internacional, que se caracteriza pela união e pela reconstrução dos laços com as nações. Sabino relatou como o país tem trabalhado a temática.

"Estamos comprometidos com o desenvolvimento de um Plano de Ação Climática para o setor. Este plano, realizado em parceria com o meio acadêmico e com o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, será um testemunho tangível de nosso comprometimento em mitigar e nos adaptar às mudanças climáticas. Estamos dedicados a propor e implementar ações que protejam nossos destinos turísticos, ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento sustentável", afirmou o ministro.

O Brasil sediará, em 2025, na cidade de Belém (PA), a COP 30, evento mais importante na discussão do combate às mudanças climáticas que afetam o planeta. Durante sua participação no evento da ONU, o ministro do Turismo se reuniu com o Secretário-geral da Organização, António Guterres, para tratar das expectativas para a Cúpula do Clima.

"Precisamos desenvolver iniciativas que promovam o turismo responsável em territórios de comunidades tradicionais e povos originários, além de implementar medidas de mitigação e adaptação nas regiões mais vulneráveis, como a nossa Amazônia, maior floresta tropical do mundo", avaliou.

Durante a sua fala, Sabino anunciou que o Ministério do Turismo firmará um Acordo de Cooperação Técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para promover a sustentabilidade e combater as mudanças do clima. "Ações como esta que estamos promovendo reforçam a importância dos Organismos Internacionais, em especial na atuação cooperada com os estados soberanos", concluiu.

ONU TURISMO - O Brasil inaugurou, em dezembro de 2023, um escritório regional da ONU Turismo. A unidade, localizada no Rio de Janeiro, tem como objetivo pensar em ações de promoção, qualificação e inovação para a América Latina e o Caribe de modo a fortalecer e impulsionar a atividade turística na região.